A energia vital ou Chi ,Qi ou Ki, é a força motivadora que impulsiona qualquer vida, é indefinível, invisível, silenciosa, não tem forma e constitui a base da Medicina Tradicional Chinesa..

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Acupuntura

A energia vital (Qi, Chi) é a força motivadora que impulsiona qualquer vida, é indefinível, invisível, silenciosa, não tem forma e constitui a base da Medicina Tradicional Chinesa..

Essa Energia assume uma variedade de funções:

- É fonte de tudo o que move no corpo e acompanha esse movimento,
- Mantém o aquecimento corporal,
- Governa a retenção das substâncias e mantém os órgãos no lugar,
- Protege contra agentes causadores de doenças,
- Garante a harmonia das transformações internas.

Existem fontes dessa energia. A primeira é dos pais, que transmitiram a energia, o Chi original ou pré-natal na hora da conceção, ele é responsável pela nossa constituição herdada e fica armazenado nos rins.

A segunda é o Chi dos Grãos, da alimentação, que é gerado da absorção dos alimentos.

A terceira é o Chi do Ar, extraído dos pulmões quando respiramos, por isso é tão importante saber respirar corretamente, daí a grande ênfase de fazer exercícios físicos com respiração adequada.

 
Estas fontes forma uma espécie de "trança" que envolve e permeia o corpo todo que irá formar os meridianos que são os canais de energia vital ou Chi.

Um desequilíbrio nessas fontes de Chi, pode ocasionar doenças. Segundo a Medicina Chinesa, uma das formas de conseguirmos corrigir e estabilizar essa energia é com a terapia da Acupuntura, que utiliza os pontos dos meridianos para equilibrar e devolver o Chi correto.


A acupuntura é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde e é crescente a prática da sua utilização em paralelo com a medicina mais convencional.
 
Na acupuntura podem inserir-se agulhas finas em pontos vitais do corpo mas em substituição das agulhas pode também ser utilizada a eletroestimulação.

Sem comentários:

Enviar um comentário